portfolio da katia de pina.

novembro 26, 2007

Reflexão sobre a aprendizagem

Filed under: Não classificado — katiapina @ 4:27 pm

Este trabalho é uma reflexão sobre a minha aprendizagem, para eu dizer o que penso sobre a experiência que estamos tendo com os portfólios digitais.

 

Gosto deste tipo de aulas e até vou fazer uma comparação entre os dois tipos de aulas. O tipo de aula que eu gosto é o tipo de aula que eu posso utilizar computador em vez de caderno e isso para mim é muito bom, eu adoro muito. E o outro tipo de aula normal é também muito bom, mas com a utilização de computador a outra aula e muito mais melhor para mim.

 

Sim, com muita sinceridade eu acho que este tipo de aula que estamos tendo em FPS aumenta o meu interesse em aprender e vou explicar claramente o meu sentimento sobre essas aulas. É claro, que eu gosto de tudo que é dado nessas aulas, porque entendo tudo sobre as matérias dadas, e de tudo essas aulas têm um impacto em mim. E como uma aluna que gosta de estudar, apesar de não ter tempo somente para estudar, essas aulas ajudam-me a desenvolver como uma boa aluna.

 

Também, na minha opinião a estratégia de utilizar portfólios digitais estão a me ajudar a desenvolver competências e adquirir competências com esta estratégia como: saber pensar, ter capacidade de saber aprender a aprender e aprender a ser. O facto de eu saber que o meu portfólio esta exposto na Internet a vista de todos leva-me a preocupar os trabalhos e coloco no meu Portfólio estejam bem feitos, e as maiores preocupações que tenho em relação a isso são: escrever de uma melhor forma possível, pesquisar várias vezes se estão bem feitos e se não estão com erros. E também tenho aprendido nas aulas de FPS a usar computador e o Google, isso tem-me ajudado a trabalhar melhor nas outras disciplinas como exemplo: se eu precisar de pesquisar matérias sobre a aula.

 

A minha opinião sobre a tarefa de pesquisar é de investigar tudo o que precisamos para sabermos. E isso vale muito no estudo, quando tens um trabalho para fazer, ao fazer pesquisa é claro que conseguiras faze-lo sem problemas. E eu compreendo matérias através das minhas pesquisas. Eu prefiro que seja eu a procurar as matérias e não a ser o meu professor. Assim eu sinto mais prazer de trabalhar e gosto muito da tarefa de pesquisar. Eu acho a tarefa de pesquisar na Internet muito divertido e fácil, porque já seu utilizar a Internet. Se eu pudesse utilizava sempre a pesquisa para aprender porque é muito interessante.

 

Gosto muito da tarefa de produzir trabalhos, porque é muito importante no estudo, é claro que ao produzir os trabalhos como a carta e o cartaz, com as informações que pesquiso, fico com uma ideia melhor da meteria. A tarefa de sintetizar é fácil, porque é só resumir, tornar tudo resumido. Adoro produzir os trabalhos individualmente do que em grupo, porque individualmente entendo mais as informações. Trabalhos em grupo gosto mas menos pouco e pois em grupo não consigo aprender muito com, os colegas e acho que aprendo mais sozinha.

 

Nunca tive feito comentários no Portfólio da disciplina e dos colegas, isso porque gosto de fazer no meu Portfólio, eu faço os comentários para que eu possa saber dos meus informações, nunca alguém tem feito comentários no meu Portfólio, a minha opinião sobre a tarefa de comentar, e que isso nos deixa a saber e a partilhar os nossos documentos e assim podemos ter mais vantagens em trabalhar os nossos documentos com mais facilidades.

 

Gosto muito de apresentar oralmente os trabalhos que eu faço ate porque os meus colegas e os meus professores ficarão a saber que fiz pesquisas em bom lugar e com bom aproveitamento da aprendizagem, e também quando os meus colegas façam as suas apresentações, presto bem atenção para que eu possa aprender alguma coisa e eu sempre aprendo e até costumo comentar as apresentações dos colegas porque quando mais comentários mais vantagens trás na sua aprendizagem.  

 

Gosto também da tarefa de reflexão e me ajuda a perceber matérias e também me ajuda a perceber o que fiz bem e o que fiz menos bem. Neste próprio momento estou a fazer uma reflexão da forma como aprendo, eu aprendo através da pesquisa, de fazer os trabalhos, da reflexão e de comentários, gosto mais é de pesquisar gosto menos de comentários. A pesquisa é a forma que mais contribui para eu aprender, e com esta reflexão que estou fazendo me ajuda a perceber como eu aprendo.

 

O meu blogfólio é muito importante, gosto de ir construindo-o, não estou com dificuldades nele, e gosto muito de colori-lo com imagens lindíssimas e também gosto dele do jeito que o construí e não quero mudar nada nele.

 

É tão maravilhoso a matéria que temos estudado porque é bom e importante, mas ela poderia ser mais atraente, tenho vindo a progredir, avançar na velocidade que eu desejo, o que tenho feito para o conseguir foi estudando e estudando.

2 Comentários »

  1. Olá Katia! Vejo que foi um trabalho arduo, mas mais uma vez venceste o desafio. Parabens pelo empenho e pela reflexão.

    Prof. Humberto

    Comentário por Prof.Humberto santos — novembro 28, 2007 @ 12:32 pm

  2. Olá Professor Humberto, gostei de ver o trabalho da Katia, sobre a forma como ela conduz a sua reflexão. Sou professor e estou a aprender novos métodos de ensino e aprendizagem, gostaria de saber do professor Humberto, como é que orientou o trabalho da Katia para ela responder desta maneira ?

    Comentário por Dinis Armando Manhice — julho 12, 2010 @ 11:48 am


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

O tema Banana Smoothie. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

